quarta-feira, 17 de junho de 2009

A mentira faz Tocaia


Lembrei-me que no vestibular houve uma discussão sobre linguagem politicamente correta, coisa que veio me incomodar muito tempo depois na faculdade. Lendo alguns artigos e vendo alguns documentários expostos pelos professores, veio-me à cabeça o porquê de na escola ou na vida não se vê discutir sobre a mídia politicamente correta.
Pensando sobre o que é política, é simples pensar que política é o bem comum. O complicado é porque quando ouvimos essa palavra não é isso que nos vem à cabeça e porque essa palavra foi esquecida dentro dos grandes meios.
Os grandes jornais e televisões no nosso país falam o tempo todo de política e como anda a política no Brasil, mas é claro que nunca houve abertura pra se expor a política desses meios, não dá pra saber se o que foi publicado ou reportado é verdade, quem garante que aquilo não foi manipulado, editado ou idealizado?
A imparcialidade morreu e faz muito tempo, não generalizo todo o projeto jornalístico porque é claro, e acredito que existam muitos jornalistas por esse Brasil a fora que acreditam no jornalismo de verdade, podem não mudar o sistema, mas pelo menos podem e fazem a sua parte.
A mentira está dentro das grandes mídias de massa há muito tempo, todo mundo sabe que a Globo entrona e destrona qualquer líder nesse país ou mascara qualquer erro ou sujeira que acontece lá dentro. Não espero revolta e nem que me taxem de superficial, meu objetivo aqui é simples e claro, subverter, voltar a atenção para a crítica. Não quero que acredite ou simplesmente desacredite, tudo que quero é que critique, desconfie, e olhe com atenção tudo que for publicado ou televisionado, para que você crie sua própria opinião e não seja mais um ratinho manipulado, dá sim pra tirar coisas boas disso tudo.
Só pra concluir queria que cada um que já se iludiu ou se alienou sobre notícias que são publicadas e televisionadas sobre o governo de Hugo Chavez na Venezuela assitam o documentário "The Revolution will not be Televised" dos irlandeses Kim Bartley e Donnacha O'Brian, o documentário expõem algumas "verdades" sobre o que aconteceu na Venezuela e sobre a Mídia privada deste país. Não digo o que é verdade e o que é mentira, deixo no ar que você tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. Gente, o blog tá show...!
    E eu concordo que nem sempre o que aparece na midia é verdade e que temos que criar as nossas próprias opniões, caso contrario seremos apenas fantoches na mão da midia...!
    Obrigado pela dica do livro no texto " Subverta-se", vo ler ele...
    :D
    Um abraço!

    ResponderExcluir